A Bíblia

novembro 02, 2010

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 109:105.

"O Livro", " O Livro por Excelência", " O Livro Sagrado". A Bíblia é a Palavra de Deus.

A palavra portuguesa Bíblia, vem do grego, e significa “livros”. Que significaria propriamente, a entrecasca da planta do papiro. Outro material utilizado era o pergaminho. Cada livro era escrito separadamente em seu rolo especial e, os das sinagogas, eram presos a duas hastes de madeira.

Os textos bíblicos nos foram transmitidos através de manuscritos.

Manuscritos Originais: aqueles escritos pela mão do autor; e

Manuscritos Cópias: foram copiados dos originais, pois devido ao tempo e ao material utilizado, os originais foram se perdendo.

Os originais da Bíblia são a base para a elaboração de uma tradução confiável das Escrituras. Porém, não existe nenhuma versão original de manuscrito da Bíblia, mas sim cópias de cópias. As traduções confiáveis das Escrituras Sagradas baseiam-se nas melhores e mais antigas cópias que existem e que foram encontradas graças às descobertas arqueológicas.

Os idiomas utilizados para escrever os originais das Escrituras Sagradas foram Grego, hebraico e aramaico.

A septuaginta foi a tradução da Bíblia hebraica para o grego, encomendada por Ptolomeu Filadelfo para a Biblioteca de Alexandria. Realizada por 70 sábios, ela contém sete livros que não fazem parte da coleção hebraica, pois não estavam incluídos quando o cânon (ou lista oficial) do Antigo Testamento foi estabelecido por exegetas israelitas no final do Século I d.C., e encontram-se presentes nas Bíblias de algumas igrejas.

A tradução para o português tem origem na versão de João Ferreira de Almeida (1753), na Vulgata (384-387) ou direto de cópias antigas.

A Bíblia foi escrita por aproximadamente 40 escritores diferentes das mais variadas profissões: de humildes agricultores, pescadores até renomados reis, em um período de 1600 anos aproximadamente.
Possui 66 livros, divididos em Velho Testamento com 39 livros e Novo Testamento com 27 livros, que foram reunidos em um só volume através do processo de canonização. Este processo, cremos, foi controlado de tal modo pelo Espírito Santo, que a coletânea que possuímos é autoridade espiritual genuína.

Esta extraordinária biblioteca tem como tema central O Senhor Jesus Cristo - João 5:39. As Escrituras apresentam como única Salvação a que vem pela fé no Senhor Jesus Cristo - 2Timótio 3:15.

Jesus recomendou o estudo da Palavra de Deus:

Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22:29.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários